sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Bandagem Elástica na Fonoaudiologia

A bandagem elástica, conhecida também como banda neuromuscular ou Kinesio Tape vista em muitos atletas, como jogadores de tênis, vôlei  e futebol,  funciona como um método de alívio a dor. Ela foi criada em 1970 pelo japonês Kenso Kase, e  é composta de algodão, filamentos elásticos, e uma cola adesiva de acrílico.

A técnica, além de fornecer alívio à dor, também reduz o inchaço, auxilia e ameniza a contração muscular e estabiliza a articulação de acordo com a tensão  e posição em que é  aplicada.

Seu mecanismo de ação é feito, quando a fita ao entrar em contato com o corpo provoca um estímulo na pele, que chega ao cérebro numa velocidade maior que a dor, inibindo assim a sensação dolorosa.

Seu uso na fonoaudiologia é novo e ainda pouco explorado. Porém, poucas pesquisas já apontam sua eficácia em terapias de alterações temporomandibulares (ATM), paralisia facial, apraxias, assimetrias faciais, hipotonia dos músculos da face, além de auxílio na reeducação da respiração. Dentre todos os seus benefícios, podemos observar também, diminuição da sialorreia (baba) e aumento do controle de deglutição de saliva, melhora na mobilidade da língua, durante a função de mastigação e fala, melhora na permanência do selamento labial (boca fechada) facilitando a respiração nasal e garantindo alongamento dos músculos labiais, facilitação na retração da língua nos casos de protrusão exagerada e tratamento das disfunções da ATM, principalmente nos casos de dor.


Quanto a cor das bandagens, estas estão associadas à técnica de cromoterapia. Como, por exemplo:

Vermelho -  estimula a motivação e persistência da força física;
Verde - melhora o raciocínio e promove relaxamento;
Azul -  provoca  confiança e relaxamento;
Violeta -  auxilia no equilíbrio hormonal;
Amarelo -   auxilia nas escolhas e ativa o sistema linfático;
Laranja -  encorajadora, favorece o sistema circulatório.

É importante ressaltar que a aplicação dessas bandagens deve ser feita por um profissional qualificado na área, e que existem  cursos oferecidos a fonoaudiólogos sobre essa técnica.



Fonte: 
http://revistatenis.uol.com.br/artigo/bandagem-elastica-estilo-ou-terapia_6032.html
http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/2013/04/bandagem-elastica-funcional-funciona.html
http://fonocampinas.wordpress.com/2012/11/01/bandagem-kinesio-ou-kinesio-taping-em-terapia-fonoaudiologica/
http://apgar.com.br/text/19464.html
https://www.facebook.com/DanielaCamargoLuizFonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário